Sabe aquela sensação de paz e tranquilidade que você sente ao finalmente chegar em casa depois de um longo e cansativo dia? Acredito que para qualquer um que seja apaixonado por games, essa sensação também já tenha sido replicada por alguns jogos específicos, que conseguem, através de seus mundos e cenários, criar um lugar onde você realmente também pode se sentir em casa. Para mim, isso acontecia sempre que eu era impactado pela tela inicial e música de abertura de Stardew Valley.

Criado praticamente inteiro por uma só pessoa, o designer Eric Barone, Stardew Valley à primeira vista foi considerado como uma nova abordagem de outro clássico simulador de fazenda – Harvest Moon. Porém, assim que o jogo foi lançado ficou claro que ele era muito mais do que estava-se esperando. Sim, os elementos e mecânicas de cultivar uma fazenda estão todos presentes, mas Stardew Valley também está recheado de uma grande quantidade de outras atividades cativantes para fazer, a ponto de que você pode optar por nem seguir a rotina de um fazendeiro, se assim preferir.

Elementos de RPG, opções de relacionamento, combate, exploração e muitos outros fatores carinhosamente desenvolvidos, elevam Stardew Valley a um patamar de games que considero essencial que todo mundo experimente. Então, aceite esse convite e venha comigo entender os mínimos detalhes dessa obra prima.

Bem-vindo à sua nova vida.

Conhecendo sua fazenda

A história do jogo começa com você recebendo uma carta de seu avô que está a beira da morte, pedindo para que você só abra-a quando estiver completamente frustrado com a correria e pressão de viver uma rotina moderna. Em seguida, o jogo avança alguns anos e vemos seu personagem trabalhando em um cubículo cinzento quando ele finalmente decide ver o conteúdo do envelope. O presente deixado por seu avô é um pedaço de terra localizado em Stardew Valley, um lugar onde você poderá se reconectar com as coisas que realmente importam na vida. E assim, você parte em direção a essa nova empreitada, pronto para recomeçar tudo.

Ao chegar lá você é finalmente apresentado à sua nova terra, um lugar que apesar de mal cuidado no momento, promete te dar a liberdade para trabalhar e desenvolver esse espaço da forma que você achar melhor. Com gráficos em 2D cheios de charme, Stardew Valley pode ser descrito como a mistura de um simulador com um RPG, trazendo elementos como uma barra de vida, uma barra de cansaço, um inventário com espaço limitado, quests e até progressão de personagem conforme você interage com as atividades do jogo.

O que você vai plantar?

Stardew Valley funciona por meio de um sistema de quatro estações com 28 dias cada, ou seja, como todo bom fazendeiro, cabe a você planejar suas plantações de acordo com o clima do ano e assim tirar seu sustento da terra da melhor forma possível. Se na agitada primavera você decidir que vai focar em plantar batatas, no calmo outono você terá que alterar sua rota e escolher outras sementes, como a berinjela por exemplo.

Mas e se eu não quiser plantar nada? Sem problemas! Um dos melhores aspectos do jogo é a liberdade que ele te oferece. Você pode optar por ganhar seu dinheiro trabalhando apenas com a exploração de árvores, ou criando animais como vacas e galinhas, ou se tornando um mestre da pesca, ou até decidindo que você quer fazer tudo isso ao mesmo tempo… o mundo de Stardew Valley é completamente seu.

Convivendo com seus vizinhos

Uma volta pela cidade

É claro que Stardew Valley não é um lugar composto apenas pela sua fazenda. Bem ao seu lado está a simpática Pelican Town, uma pequena cidade repleta de pessoas curiosas e atividades para se explorar. Aqui é onde você passará boa parte de seus dias, seja indo até a loja comprar novas sementes, visitando o ferreiro para melhorar suas ferramentas de trabalho ou simplesmente dando um pulo no bar da cidade a noite para interagir com quem quer que esteja por lá.

Cada um dos habitantes da região é cuidadosamente criado com personalidades, interesses, hábitos, sonhos e rotinas. E o jogo incentiva que você se familiarize com cada um deles, desenvolvendo verdadeiros relacionamentos. Quanto mais próximo você fica, mais você descobre sobre cada um. Alguns possuem segredos obscuros, outros cultivam amores escondidos e, em um tom mais sério, alguns inclusive sofrem com problemas realmente graves. E cabe a você desvendar tudo isso.

Pelican Town também é lar de alguns personagens que estão a procura do amor de suas vidas, então por que não se candidatar para essa vaga? Você terá total liberdade para conhecer cada um deles e se relacionar com o que mais se identifique com o que você procura, independente de quem seja. Tornar-se amigo dos cidadãos de Stardew Valley pode inclusive render alguns presentes, como receber uma receita secreta de família direto na sua caixa de correio por fazer amizade com alguém que saiba cozinhar.

Stardew Valley – Concerned Ape

Atingindo seus objetivos

Como citei, Stardew Valley está completamente cheio de atividades que você pode interagir. O jogo possui um arco narrativo principal, em que você poderá optar em trabalhar na recuperação do Centro de Convivência de Pelican Town, um marco da boa vizinhança, ou investir na chegada de uma grande rede de supermercados na cidade, algo que é mal visto pelos tradicionais cidadãos. Cumprir um desses objetivos significa o cancelamento do outro, e mais uma vez, a escolha é sua. 😉

Mas esses objetivos não tem um limite de tempo para seres cumpridos, ou seja, você interage com eles na velocidade que achar melhor. Enquanto isso, que tal explorar as minas de Stardew Valley e conhecer um pouco sobre o combate do jogo? Nessa tradicional dungeon você vai explorar diversos andares de cavernas infestadas de criaturas perigosas e tesouros preciosos. Mas cuidado, perder toda sua barra de vida nas minas ou desmaiar por cansaço fará com que você perca tudo que acumulou nessa descida. E claro, um bom explorador vai querer saber o que tem no fim da mina…

O que vamos fazer hoje?

O jogo também possui um sistema de quests, aqui chamados de favores, que vai fazer você correr por aí acumulando itens que os moradores de Pelican Town precisam. Isso pode variar entre vegetais que você pode plantar na fazenda, pedras preciosas e até objetos únicos escondidos pelo mapa.

A pesca também é uma ótima opção de atividade, que além de divertida pode ser uma alternativa para ganhar um dinheiro rápido. Com uma grande quantidade de peixes diferentes espalhados entre o mar, riachos, lagos, esgotos (?) e até lava (???) vale a pena sempre ter sua vara e algumas iscas em mãos. E quem sabe você não encontra alguns do peixes lendários de Stardew Valley?

Stardew Valley – Release Trailer

Stardew Valley é uma experiência que realmente parece que foi feita para você se sentir bem enquanto joga. Todas essas atividades que eu mencionei acima são incrivelmente divertidas e vão te deixar sempre ansioso para planejar o próximo dia na sua nova agitada vida aqui no vale.

O mundo do jogo ainda conta com muito mais: festivais da cidade, um museu a procura de artefatos históricos, itens de customização para seu personagem… Mas claro, descobrir essas coisas é parte do apelo de Stardew Valley. E em um update recente, é possível fazer todas essas coisas com seus amigos em um modo multiplayer.

E se tudo isso não bastou para convencê-lo de que você deveria jogar Stardew Valley, eu posso adicionar o fato de que o game possui uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi. Todas as músicas são espetaculares, mas devo dar um destaque para os temas atrelados a cada estação, que refletem em seus ritmos todo o clima à sua volta.

Se você está cansado de jogos que entregam sempre as mesmas coisas, mundos que não criam um apelo emocional ou se simplesmente está afim de algo mais calmo, abra o seu envelope e comece a viagem com destino à sua nova vida em Stardew Valley.

Adquira Stardew Valley:

Versão Mobile:

E se você está procurando por outros jogos cheios de charme e com um mundo cativante para conhecer, dê uma olhada em Celeste, Undertale ou Yoku’s Island Express.

12 comentários em “Stardew Valley

  1. Pingback: A Short Hike
  2. Pingback: A Hat in Time

Deixe um comentário