No universo dos games é muito comum vermos jogos que te colocam no papel de alguém que é dono de um estabelecimento ou de uma propriedade, desafiando você a administrá-lo da forma correta para prosperar. Existem muitos games nos quais você cuida de um parque de diversões, como Roller Coaster Tycoon, outros nos quais você deve cultivar e desenvolver uma fazenda, como em Harvest Moon e muitos outros que te colocam em papéis um pouco (ou muito) mais peculiares…, que é exatamente o caso do jogo indie de hoje 🙂

Strange Horticulture – criado pela Bad Viking – é uma aventura de investigação, com pintas de um puzzle game – que te coloca no papel de alguém que herdou uma loja de plantas, localizada em uma cidade sombria e cheia de habitantes curiosos. O jogo se passa inteiro dentro do estabelecimento, onde você – em uma visão em primeira pessoa -, deve atender seus clientes, pesquisar sobre suas plantas ou simplesmente aproveitar a atmosfera serena do game acompanhado do fiel mascote da loja: o gato Hellebore.

Mas, claro, existe muito mais escondido nesse indie game do que parece. Como por exemplo uma história rica e extremamente sombria, fazendo com que você tome decisões e, através disso, altere o destino dos habitantes de Undermere. Portanto, vista sua melhor roupa vitoriana, aqueça um chá e venha comigo saber um pouco mais sobre Strange Horticulture.

Strange Horticulture – Bad Viking

Chegando na raíz do mistério

Logo no primeiro dia de sua aventura, boa parte das mecânicas de Strange Horticulture já são exploradas como dono da sua loja de plantas. O jogo se desenrola conforme você vai recebendo seus clientes, que sempre virão acompanhados de pedidos por plantas peculiares e que eles não necessariamente sabem o nome. Quando algum deles pede, por exemplo, por uma planta que ajuda a lidar com insônia, você deverá abrir a sua caderneta e olhar a descrição das plantas que você tem no estoque e encontrar aquela que bate com as características apresentadas para a suposta planta que ajuda a lidar com a insônia.

Esse vai e vem entre analisar o pedido de cada cliente, como estudar a sua caderneta – que praticamente nunca vai te dar uma descrição precisa da planta em questão, forçar você a usar bastante seu poder de dedução -, e descobrir o que o seu cliente busca é boa parte do loop de gameplay de Strange Horticulture. E é bom que você se esforce para ser um bom botânico, já que cometer três erros consecutivos nos pedidos dos seus clientes pode fazer com que você perca completamente o controle da sua mente (algo que pode ser restabelecido após um pequeno minigame obrigatório sempre que você “morre” ao longo da aventura).

Mas, além de apenas entregar plantas para seus clientes, Strange Horticulture também possui outra mecânica bem interessante. Nem sempre você vai ter a planta que o seu cliente busca, e nesses casos, você precisará viajar pelo mundo do jogo para encontrar novas espécies ou até mesmo conhecimentos avançados sobre plantas que você ainda não havia registrado – algo que ficará gravado na sua caderneta de anotações. E claro, para saber em quais lugares você deve ir para avançar a história do jogo, você também vai precisar interpretar diálogos de personagens, cartas recebidas através do carteiro e até algumas coisas mais místicas que vou deixar para que você descubra por si só. Prepare-se para usar bastante a cabeça em suas jornadas.

Encontre as plantas corretas

Conforme os dias vão passando na sua loja e você vai conhecendo cada vez mais os habitantes de Undermere, a história do jogo também vai se desenrolar. Você vai começar a entender que a vida desses habitantes está completamente interligada, poderá interpretar o pedido por uma planta venenosa como algo suspeito e inclusive terá a oportunidade de ludibriar alguns clientes, oferecendo a eles plantas que causam os efeitos contrários ao que elas estão buscando, o que pode fazer com que o destino de cada um deles mude completamente. E eu garanto, a história de Strange Horticulture pode acabar ficando bem mais sombria que o esperado.

Para quem está buscando uma experiência bem relaxante em termos de gameplay, eu garanto que a vibe chuvosa, o cenário vitoriano e a trilha sonora composta apenas no piano de Strange Horticulture são perfeitos para casar com todas essas inteligentes mecânicas que citei acima. Mas saiba, o jogo de fato vai exigir que você seja um pesquisador cada vez melhor para conseguir atender a todos os seus consumidores e chegar de fato ao final dessa história.

E falando em final, esse indie game também oferece um total de 8 finais alternativos, todos eles baseados nas escolhas que você poderá ter na hora de entregar os pedidos aos seus clientes. Dependendo de quem você quiser ajudar ou enganar, o desfecho da sua aventura poderá ser bem diferente do qual eu presenciei.

Bom, com tudo isso dito, espero que você esteja pronto para herdar sua própria loja de plantas em Strange Horticulture, um jogo indie que me prendeu do começo ao fim e que só posso resumir como plantástico (desculpem o trocadilho). Vejo vocês em Undermere 🪴​🧐​

Adquira Strange Horticulture:

Se você terminou Strange Horticulture mas quer continuar sendo um empreendedor na sua próxima aventura, tenho duas ótimas dicas pra você. Conheça uma visual novel onde você assume o papel de um barista e deve atender consumidores enquanto descobre suas complexas histórias em Coffee Talk. Ou, caso você queira um pouco mais de ação, confira um RPG onde você é dono da loja de equipamentos da cidade mas também usa suas noites para explorar masmorras cheias de monstros em Moonlighter.

Um comentário em “Strange Horticulture

Deixe um comentário