Minha paixão por games passa muito longe de ficar restrita apenas aos jogos indie. Desde pequeno, um dos estilos de jogo que mais me atrai são os trading card games (ou TCGs, para os íntimos) dos mais diversos estilos. Coletar diferentes cartas, montar baralhos baseados no seu estilo e superar as estratégias do seu adversário são algumas das possibilidades que só quem já se deixou entrar de cabeça em um desses jogos sabe a sensação incrível que isso gera. Fato é que desde que ganharam fama na década de 90, o gênero se desenvolveu muito e hoje existem diversas opções de TCG para quem quiser conhecê-lo – dos mais complexos aos mais simples, dos mais intensos aos mais divertidos. Mas, com certeza, nenhum deles me deixou tão intrigado quanto o indie game de hoje: um Trading Card Game com elementos de terror, suspense e muitos plot twists.
Inscryption, criado pela Daniel Mullins Games e publicado pela – sempre excêntrica – Devolver Digital, é um jogo de cartas diferente de tudo que você já jogou, e que fará você querer aprender a fundo as mecânicas deste peculiar (e extremamente viciante) jogo se quiser terminar a história com vida (o que potencialmente não vai acontecer…), mas falo mais sobre isso daqui a pouco, até porque tem muito mais por trás de Inscryption do que apenas um trading card game 😉
Por isso, se você gosta de jogos que vão te obrigar a pensar em diferentes estratégias ou de histórias horripilantes (e melhor ainda se gostar de ambos), bora descobrir porque vale a pena aprender um pouco mais sobre o obscuro mundo de Inscryption.

As cartas foram lançadas
Logo nos primeiros segundos de Inscryption, já dá pra entender que você está embarcando em uma jornada esquisita. Ao acordar, seu personagem – que você controla em primeira pessoa – encontra-se à mesa de jogo frente a um rival misterioso e assustador começando uma partida de Inscryption (que sim, é o nome do jogo de cartas na história) sem nenhuma memória de como raios ele chegou até aqui. Ou seja, não há nada que você possa fazer senão começar a jogatina e aprender morrendo jogando.

O jogo é propositalmente simples. Você deve usar suas criaturas – que possuem marcadores de ataque e vida – e colocá-las em uma das quatro linhas disponíveis para atacar a linha respectiva do seu rival. A vida em Inscryption é medida por uma balança, e aquele que conseguir fazer seu rival ter cinco pontos de dano a mais que ele, vence. Para usar suas criaturas, é necessário sacrificar outras mais fracas, e digamos que isso fica menos legal quando algumas delas se lembram disso depois ou até mesmo suplicam para não serem escolhidas pra servir de sacrifício…

E é a partir daqui que as coisas começam a ficar meio esquisitas. Conforme você vai vencendo suas partidas de Inscryption, seu misterioso rival vai revelando aos poucos pedaços de informação e história sobre a situação do seu personagem, que mostram que talvez tudo aquilo seja mais do que só um jogo de cartas. E para provar isso, outra mecânica bem curiosa aqui é que a cada vitória, você também poderá avançar em um tabuleiro, que vai ter dar escolhas para melhorar cartas do seu deck, ganhar novas criaturas, itens e… bem, algumas outras coisas super esquisitas que eu não vou sair revelando assim. Mas é através desse tabuleiro que você vai caminhar em direção ao final da horripilante história.
Mas pera, já falei bastante sobre o que acontece quando você ganha. Mas e se você é derrotado pelo seu claramente não-amistoso rival? Bom…, aí você vai entender o porquê Inscryption é um ótimo jogo de terror. E para somar a isso, além das mecânicas de sacrifício e um rival incomum, em alguns momentos da história seu personagem também será convidado a levantar da mesa de jogo e explorar um pouquinho da cabana na qual você se encontra. E sim, ela também não é lá das mais convidativas… mas quem sabe você não descobre algumas coisas?
Com uma variedade de estratégias e mecânicas inteligentes, partidas contra chefões (que você pode ganhar novas cartas quando derrotar), além de uma história que garanto que vai te deixar permanentemente curioso para saber o próximo capítulo, Inscryption é um daqueles indie games que vai ficar um bom tempo guardado na minha memória.
E se nada disso que eu falei até agora foi o suficiente para te fazer querer experimentar esse horripilante jogo de cartas, preciso dizer que nunca vi o final de um jogo tão inesperado e incomum como o que pude experienciar em Inscryption. Então, fica aqui o teaser.
Vejo você na cabana (se você tiver coragem).
Adquira Inscryption:
- Steam: https://bit.ly/QG_Inscryption_Steam
- Nintendo Switch: https://bit.ly/QG_Inscryption_Nintendo
- Playstation: https://bit.ly/QG_Inscryption_PS
- Xbox: https://bit.ly/QG_Inscryption_Xbox
Se Inscryption ainda não te deu a quantidade de medo que você queria, venha viver mais uma experiência aterrorizante no mundo obscuro de Little Nightmares. Ou, se o que mais te deixou com um gostinho de quero mais foi o aspecto estratégico do jogo de cartas, venha testar suas habilidades no inteligente Into the Breach.

Esse ta interessante… fazia tempo que não via algo assim, diferente! E desse eu nunca tinha ouvido falar… valeu a dica!
CurtirCurtir