Em 1985, o mundo dos videogames passou por uma grande revolução. Neste ano, a Nintendo lançava o inédito Super Mario Bros., o clássico jogo de plataforma que daria o pontapé inicial na carreira do maior personagem da história dos games. E uma das principais razões pela qual o jogo teve tanto impacto foi o fato de que seus criadores entenderam que, quando o simples ato de se movimentar na tela já é divertido por si só, basta dar liberdade para que os jogadores brinquem com essa mecânica de diferentes formas que o sucesso será praticamente garantido.
Desde então, milhares de jogos – sejam eles indies ou não – passaram a brincar com mecânicas cada vez mais inovadoras para transformar a simples locomoção de seus personagens em algo cativante o bastante para engajar os jogadores que estivessem por trás dos controles. Um exemplo perfeito disso é o jogo “Spider-Man” (2018), para o Playstation 4, que foca grande parte do seu desenvolvimento em garantir que explorar a cidade de Nova Iorque como Homem-Aranha fosse algo incrivelmente divertido de se fazer, não importa quantas horas de jogo você tivesse.
E a razão pela qual foquei tanto nesse aspecto da locomoção de personagens na introdução é por que o jogo que quero indicar hoje também captura com perfeição a ideia de transformar o movimento de um personagem em uma das partes mais cativantes da aventura! Trata-se de Dandara, um incrível jogo de plataforma com mecânicas dignas de um metroidvania, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House.
Portanto, se você anda procurando algo diferente para jogar, que ofereça uma mecânica completamente inovadora na hora de explorar um mundo surrealista e bem construído (além de apoiar um estúdio BR no processo), bora conferir bons motivos pelos quais você deveria jogar Dandara!

Um conto de opressão
A história em Dandara é bem subjetiva. O jogo começa falando sobre um lugar chamado “The Salt”, que vivia em perfeito equilíbrio entre a criação e a intenção, até que algo chamado de “golden idea” nasceu e acabou com todo o balanço do reino. Para contra-atacar esse inimigo desconhecido, o mundo decidiu despertar uma heroína que há muito tempo estava esperando pelo chamado para lutar por seu povo oprimido, a nossa personagem principal, Dandara.
Se o nome da personagem não lhe soa estranho, existe um bom motivo para isso. Os criadores do jogo, Lucas Mattos e João Brant, decidiram buscar inspiração na rica história brasileira para inspirar o seu novo mundo e, principalmente, a personagem principal da aventura.
Esse indie game é baseado na história de Dandara dos Palmares, uma das líderes do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil. Devido ao fato que a maioria dos registros das batalhas travadas naquela época foram escritos pelo lado vitorioso, pouco se sabe de fato sobre a trajetória dessa heroína. Alguns, inclusive, se questionam se de fato ela existiu. Porém, o que se sabe, é que Dandara dos Palmares, real ou não, é tratada como um grande símbolo na luta pela liberdade de seu povo.
Toda essa inspiração fica ainda mais clara durante a sua aventura, onde você lutará contra um exército opressor, que inibe a população e proíbe inclusive qualquer tipo de pensamento criativo que iria contra as ideias já estabelecidas como corretas por eles, um contexto que apesar de baseado em outras épocas, continua extremamente atual. Cabe a Dandara acabar com esse controle e voltar a dar a liberdade que o seu povo usufruía antes da chegada da “golden idea”.

Salte para a vitória
Para atingir seu objetivo e libertar seu povo, Dandara te desafia a explorar mapas extremamente criativos e diferentes de tudo que você já viu. A razão disso? O mundo do jogo é inteiramente construído para explorar ao máximo a mecânica de movimentação da nossa heroína.

Em Dandara, não existe um botão dedicado para andar. Ao invés disso, sua personagem se movimenta através de saltos em áreas predeterminadas (onde existe sal) que podem se encontrar no chão, no teto, nas paredes e até no corpo de alguns inimigos, por exemplo. Com isso, nossa heroína ganha uma incrível liberdade de movimento, que permite que você explore corredores, enfrente inimigos e encontre tesouros em um piscar de olhos e de forma visualmente cativante.
Essa mecânica de movimento também acaba se destacando pela progressão natural que você vai acabar sentindo na aventura. Enquanto no começo seus saltos serão cuidadosamente planejados e calmamente executados, ao fim do jogo você estará se sentindo confiante para quicar por todos os lados enquanto desvia de projéteis e acaba com todos os seus inimigos em um ritmo alucinante. E garanto que isso vai fazer você se sentir como um verdadeiro super herói. 🙂
Mas é claro que as coisas não são tão simples assim…. Para realmente te desafiar, Dandara também oferece uma dificuldade que vai escalando muito bem com a sua habilidade. A grande maioria dos inimigos do jogo atacam em ângulos específicos pensados exclusivamente para atrapalhar sua movimentação e, nos mapas mais avançados, você terá que enfrentar diversos rivais diferentes ao mesmo tempo que vão testar o quão rápido seus reflexos conseguem ser.

Um verdadeiro metroidvania
A movimentação é realmente a estrela do show quando se trata de Dandara. Porém, isso não quer dizer que o jogo não tenha diversos outros elementos incríveis para deixar essa experiência ainda mais divertida!
Um ótimo exemplo disso é a sua forma de atacar seus inimigos. Sua personagem possui um poder que é um projétil de curta distância que pode ser disparado ao toque de um botão. Um ataque básico, que casa perfeitamente com a sua movimentação, já que requer que você esteja bem perto dos seus inimigos para conseguir acertá-los, forçando você a sempre priorizar um bom posicionamento! A cada vez que você derrotar um rival, você recebe uma certa quantidade de sal, que será bem útil em sua aventura.

Durante sua exploração do mundo em Dandara, você vai se deparar com acampamentos. Esses lugares especiais servem como um checkpoint para que você possa parar, recuperar sua energia e utilizar todo o sal que você acumulou para comprar importantes upgrades para suas habilidades. Isso pode significar um aumento da sua barra de vida, uma melhora para seus itens de cura ou até mais energia para que você possa aumentar a utilidade dos diferentes itens que vai coletar pelo mapa.
E falando em itens, é importante destacar que, por se tratar de um metroidvania, Dandara fará com que você tenha que explorar cada cantinho do mapa para fortalecer o seu arsenal de ataques e, consequentemente, conseguir explorar novos locais desse complexo mundo. Dessa forma, você terá a oportunidade de ir e voltar pelas diferentes áreas do jogo para desvendar todos os seus segredos.
Por fim, inspirado na clássica mecânica popularizada pela série Dark Souls, sempre que você é derrotado em Dandara, sua personagem voltará para o último acampamento visitado e você terá que chegar mais uma vez até o local da sua última morte para recuperar todo o sal que havia acumulado. Uma nova derrota antes que você consiga fazer isso significa a perda permanente de todo esse valioso recurso, por isso, é bom ter cuidado…
Somado a tudo isso que já citei, Dandara é mais um daqueles indie games que se destaca bastante em sua direção artística, que adota um estilo de pixel art cheio de identidade, e trilha sonora feita especialmente para complementar a sua aventura e contextualizar cada pequena parte do mapa com perfeição.
Se você costuma curtir games no estilo metroidvania, recomendo que você dê uma chance para Dandara! Um jogo que consegue ser diferente de todos os outros que já joguei devido a sua ousadia na hora de desenvolver seu estilo de movimentação pelo mundo.
E por fim, é sempre bom citar que me enche de orgulho saber que uma experiência tão bem feita e divertida, foi criada por um estúdio brasileiro! Já me tornei fã e aguardo ansioso para saber quais serão os próximos projetos da Long Hat House! Bora jogar Dandara? 🙂
Adquira Dandara:
- Steam: http://bit.ly/Dandara_QG_Steam
- Nintendo eShop: http://bit.ly/Dandara_QG_eShop
- Playstation Store: http://bit.ly/Dandara_QG_PS
- Xbox Live: http://bit.ly/Dandara_QG_Xbox
Versão Mobile:
- App Store: http://bit.ly/Dandara_App_QG
- Google Play: http://bit.ly/Dandara_Google_QG
Depois de jogar Dandara você ficou com vontade de explorar outros jogos do estilo metroidvania? Sem problemas! Explore os segredos obscuros de um reino esquecido em Hollow Knight, ou, se quiser algo com um tom mais alegre, confira as belezas da ilha de Mokumana em Yoku’s Island Express.
Prefere curtir outras experiências que te coloquem no papel de poderosas protagonistas mulheres? A gente te ajuda também! Confira tudo sobre Transistor, Jotun ou Celeste!

Ai sim!!! Estava com saudades dos posts!! E veio em hora certa.. tava buscando alguma coisa pra jogar.. como fã de Hollow Knight vou seguir a dica ein..
Obrigado pelo excelente conteudo!
#Fazmais!
CurtirCurtir