Todo mundo tem algum hobbie que costuma fazer quando quer relaxar um pouco a cabeça. Pode ser parar para ouvir uma música, comer ou tomar algo diferente, assistir uma série e, no meu caso, jogar algum game mais tranquilo – algo que tenho feito de forma cada vez mais constante para enfrentar a rotina maluca do dia a dia.
Foi justamente procurando por uma dessas experiências mais calmas que acabei chegando até Coffee Talk, um jogo indie desenvolvido pela Toge Productions e lançado em janeiro de 2020.
Afinal, em um momento onde grande parte das pessoas estão isoladas em suas casas, não tem como não ficar intrigado por uma experiência onde o principal objetivo é simplesmente conversar e interagir com personagens cativantes, conhecer novas histórias e descobrir os segredos por trás de cada uma dessas complexas pessoas.
Então, prepare uma boa xícara de café e deixe eu contar um pouquinho sobre o peculiar mundo de Coffee Talk. Vem comigo! ☕

Um mundo “real”
A história de Coffee Talk se passa na cidade de Seattle, nos EUA, no ano de 2020. Porém ela tem uma leve diferença da realidade: o mundo aqui é habitado por diversas raças que são bem comuns em cenários de fantasia e mitologia. Portanto, além de seres humanos comuns, existem elfos, orcs, sereias e muitas outras espécies convivendo normalmente na movimentada cidade e cuidando de suas próprias vidas, empregos e conflitos do dia a dia. Para quem já assistiu, o mundo é bem similar ao cenário representado no filme Bright, da Netflix.

Em meio a tudo isso, você assume o papel do dono de uma cafeteria local, a Coffee Talk – um estabelecimento que só abre durante a noite e criado com o objetivo de oferecer um lugar agradável e aconchegante para que as pessoas possam entrar, curtir uma bebida quente e esquecer os problemas de suas rotinas.
E assim começa a história de Coffee Talk. Você vai vivenciar dia após dia a rotina de tomar conta do seu estabelecimento e oferecer o melhor atendimento possível para os seus variados clientes, algo que inclusive impacta no desdobrar da narrativa. Quanto melhor você acertar as bebidas que os seus clientes querem/precisam, mais você terá a oportunidade de conhecer sobre seus perfis, suas histórias e até seus segredos.
Uma das partes que mais me chamou atenção em todo esse contexto, é o quanto Coffee Talk consegue abordar temas atuais e reais de forma bem inserida nas diferentes histórias dos habitantes desse mundo. Durante sua trajetória, você vai conversar com clientes que sofrem com preconceito racial, medo de se abrirem para pessoas próximas, intrigas familiares, incertezas sobre suas carreiras e até com um vírus recente que ainda não conta com uma cura comprovada (Mas calma, nesse mundo ele só afeta os lobisomens).
E são justamente essas histórias bem construídas, aliadas a atmosfera relaxante da sua cafeteria, que vão te fazer querer cada vez mais fazer parte desse mundo e levar a narrativa adiante. Por muitas vezes você vai sentir mesmo a sensação de estar em um aconchegante coffee shop.

Servir bem para servir sempre
Coffee Talk é uma visual novel, ou seja, seu gameplay é perfeito para aqueles que buscam uma experiência bem tranquila e relaxante para jogar. Basicamente a história do jogo vai avançando através dos diálogos que você tem automaticamente com os seus clientes, sem nenhum tipo de pressão de tempo ou diferentes escolhas para fazer.
Porém, já que estamos em uma cafeteria, muitas vezes seus consumidores vão interromper o papo para fazer um pedido, e é aí que você deve encarnar o barista que existe dentro de você e preparar a bebida ideal para eles.

Para fazer isso, você deve misturar três ingredientes – uma base e duas misturas -, que vão resultar em uma xícara pronta para servir. Algumas receitas são simples, como o tradicional café expresso, porém os clientes da Coffee Talk nem sempre vão saber ao certo o que querem, e cabe a você experimentar com diferentes misturas para fazer algo que vai deixá-los satisfeitos.
Essa mecânica é uma das partes mais divertidas do jogo, já que muitas vezes suas experiências vão resultar em bebidas diferentes e exóticas, que serão automaticamente registradas no seu livro de receitas – que você pode acessar a qualquer momento. Todas as bebidas de Coffee Talk são reais e tradicionais em diferentes partes do mundo, como, por exemplo, o Teh Tarik – uma bebida tradicional a base de chá na Malásia -, ou o Shin Genmaicha – uma receita japonesa de chá verde. Cabe a você descobrir os ingredientes para preparar todas elas! 🙂

Outra mecânica que Coffee Talk vai deixar você explorar é a de fazer suas próprias criações artísticas com latte, algo que vai dar um toque especial para suas bebidas. Mas já aviso: durante todas as minhas horas jogando, minhas criações passaram longe de ficar sequer aceitáveis…, mas ainda assim, é sempre divertido tentar melhorar xícara após xícara.
Aliado a tudo isso que citei, Coffee Talk também conta com uma direção artística bem icônica, baseada em clássicos animes dos anos 90, que ajuda a dar vida e contribuir com a personalidade de cada um dos personagens que você vai acabar conhecendo durante a história.
Além disso, a trilha sonora do game também merece um grande destaque. Todas as músicas possuem um estilo que mistura jazz e batidas lo-fi, perfeito para complementar a atmosfera tranquila e relaxante que o jogo transmite o tempo todo. Inclusive, a qualquer momento da narrativa você pode usar o smartphone do seu personagem para escolher qual música você quer ouvir. Recomendo que você ouça todas. 😉
Se assim como eu, você também ficou intrigado com a proposta diferente de Coffee Talk, o jogo recentemente lançou um demo gratuito, que permite que você vivencie a primeira noite da história e já experimente um pouco do gameplay. Faça o teste!
Para aqueles que procuram uma experiência calma e relaxante, ou para os que estão com saudades de sair a noite para conhecer novas pessoas, este é o jogo indie ideal. Então que tal vestir o avental e se preparar para sua primeira noite na Coffee Talk? Te espero lá!
Adquira Coffee Talk:
- Steam: https://bit.ly/CoffeeTalk_Steam_QG
- Nintendo eShop: bit.ly/CoffeeTalk_eshop_QG
- Playstation Store: https://bit.ly/CoffeeTalk_PS4_QG
- Xbox Live: https://bit.ly/CoffeeTalk_Xbox_QG
Se Coffee Talk te deixou com vontade de conhecer outros jogos indie que vão te fazer se sentir em casa em seus mundos bem construídos, então dê uma olhada em Stardew Valley! Caso você esteja procurando outra experiência para jogar sem muito esforço, então deixe-se cativar pela incrível história de To The Moon.

Diferente ein!! Gostei da proposta.. Vou conferir!! Obrigado pela dica !!!!
CurtirCurtir