Sempre fico maravilhado com a capacidade que alguns jogos tem de transformar tarefas mundanas ou rotinas de trabalho em uma experiência extremamente satisfatória. No mundo dos games existem diversos exemplos de jogos que te fazem cuidar de uma fazenda, ter seu próprio negócio ou mesmo administrar uma carreira – e eles são capazes de transformar esses momentos em algo mágico e divertido que mantém você entretido por horas e horas.
O mais recente exemplo que pude experimentar foi Moonlighter, um RPG de ação desenvolvido pelo estúdio Digital Sun e publicado pela 11bit Studios. Lançado no final de 2018, o jogo tem um proposta que altera a tradicional fórmula utilizada em milhares de outros RPGs: e se, ao invés de controlar um aventureiro que compra itens para ajudar na sua jornada, você tivesse que viver o papel do aventureiro e do dono da loja de artefatos mágicos ao mesmo tempo?
Então, se a ideia de tocar seu próprio negócio e em paralelo ter que explorar dungeons e lutar contra uma grande quantidade de inimigos apela para você, venha dar uma olhadinha nessa experiência imperdível.

Vivendo uma lenda
Moonlighter se passa em Rynoka, um pacato vilarejo que se tornou ponto de atração para aventureiros e heróis que vinham em busca de fama e riqueza. A razão para isso é que em uma escavação próxima à cidade foram descobertos cinco portais mágicos que enviavam qualquer um que os atravessasse para dungeons recheadas de monstros e grandes tesouros. Porém, essa constante exploração fez com que muitos perdessem suas vidas, o que motivou o povo da cidade a selar as dungeons permanentemente.
É claro que isso impactou Rynoka, fazendo com que a vila se tornasse muito menos popular que antigamente. E então, eis que surge a sua história. Will, o jovem mercador que herdou a Moonlighter – uma loja voltada para aventureiros, toma a decisão de que as dungeons deveriam ser reabertas para que ele possa reviver seu negócio e perseguir a lenda da Quinta Porta – o único dos portais de pedra que nunca foi aberto antes.
E assim, sua aventura pode finalmente começar. Armado com uma “poderosa” vassoura você tem a sua primeira experiência de explorar a dungeon inicial do jogo, o que definitivamente vai levá-lo para a primeira de muitas falhas. 😉

A procura do tesouro perfeito
As dungeons de Moonlighter possuem temas próprios e cada uma traz uma enorme variedade de inimigos, uma trilha sonora particular e cenários únicos, que você não vai encontrar em nenhuma outra parte do jogo. Outro ponto importante é que o mapa de cada uma delas é completamente diferente a cada tentativa de conquistá-la. Sair da dungeon por opção ou tombar em combate significa que você vai ter que começar sua exploração do zero, sem nenhum conhecimento das salas que estarão em seu caminho.
Mas claro, nem tudo na dungeon se altera a cada tentativa de explorá-la. Para facilitar a vida do aventureiro, elas mantém uma estrutura central permanente: cada uma tem três andares e um grande boss para enfrentar no último andar. Ao derrotar essa poderosa criatura, você conquista o desafio e pode enfim explorar a dungeon seguinte. Isso por sinal é a chave para realizar a lenda da Quinta Porta e avançar na história principal de Moonlighter.

E como todo bom RPG, explorar dungeons significa coletar tesouros. Por ser dono de uma loja, sua meta nesses lugares é adquirir os mais raros itens para revendê-los depois e potencializar os seus lucros. Seu único obstáculo para isso é o seu inventário, que possui um espaço relativamente limitado e requer que muitas vezes você seja forçado a abrir mão de alguns artefatos para poder carregar outros. Esse equilíbrio te coloca em uma constante dúvida do que vale a pena manter com você ou abrir mão durante a exploração.
E o perigo não para por aí! Essas dungeons vão testá-lo em combate, e muitas vezes vão conseguir acabar com a sua barra de vida. Quando isso acontece, você perde praticamente tudo o que você coletou. Isso faz com que você esteja sempre calculando os riscos de seguir em frente. Explorar só mais uma sala pode resultar em recompensas incríveis ou em perder tudo que você conseguiu acumular até aqui.

Aberto para negócios
E se durante a noite você vive os seus momentos de herói nas dungeons, durante o dia você é obrigado a enfrentar o maior perigo de todos: consumidores a procura de barganhas. E devo destacar: cuidar da sua loja é a minha parte favorita de Moonlighter.
A sua loja começa com um design modesto, suficiente para vender as suas primeiras peças e começar a aquecer o mercado de Rynoka. Você é responsável por expor os produtos e estipular o preço de cada um, tendo apenas uma leve ideia de quanto ele deveria custar.
E você só vai saber se escolheu o valor correto baseado na reação dos seus clientes – que podem ficar irritados com um preço exorbitante ou celebrar o fato de você ter cobrado muito menos do que deveria por um produto. Aos poucos você vai encontrando e registrando os preços ideias e garante que seus tesouros sempre sejam vendidos de uma forma que seja boa para você e seus exigentes compradores.

Mas afinal, para que utilizo meu dinheiro? Como dono do principal comércio da cidade, cabe a você trazer Rynoka de volta aos seus dias de glória, portanto você pode usar suas riquezas e investir na cidade, atraindo outros mercadores e seus negócios de volta para lá. E isso é ótimo para seu lado aventureiro, afinal ter um ferreiro na cidade permite que você compre armas e armaduras melhores.
O seu dinheiro também pode ser usado para melhorar a Moonlighter. A loja conta com alguns upgrades simples, como uma caixa registradora que cobra 10% a mais de qualquer transação, ou até mesmo grandes expansões que aumentam o número de espaços que você tem a disposição para expor os tesouros. Cabe a você pesar qual investimento é o mais importante.
E assim você entra no agradável loop de Moonlighter: explorar dungeons e coletar tesouros durante a noite e vender suas recompensas durante o dia para se tornar cada vez mais forte e, consequentemente, chegar mais longe nas suas próximas aventuras.
A sua experiência também será sempre acompanhada de uma ótima trilha sonora, produzida por David Fenn, que complementa incrivelmente os cenários do jogo e vai ficar na sua cabeça por um bom tempo. 🙂
Quando você finalmente terminar a sua lenda, é possível jogar mais uma vez no modo New Game +, que adiciona itens e armas exclusivas e aumenta consideravelmente os preços praticados no mundo. O jogo também recebeu recentemente seu primeiro grande DLC, Moonlighter: Between Dimensions, com bastante conteúdo extra para explorar e uma continuação para a história de Will.
Para quem é fã de RPGs cativantes com mecânicas de combate e dungeons inspiradas nos antigos títulos da série Legend of Zelda, Moonlighter é uma experiência que acredito bastante que você deveria conhecer! E aí, vamos para Rynoka?
Adquira Moonlighter:
- Steam: http://bit.ly/2Z3F8iY
- Nintendo eShop: http://bit.ly/2THVjwc
- Playstation Store: http://bit.ly/2HcGNYo
- Xbox Live: http://bit.ly/33LEOnI
E se você procura por mais experiências de RPG com uma atmosfera tranquila e agradável, não deixe de jogar Stardew Valley ou Golf Story. Mas se você ficou mais atraído pelo combate em Moonlighter, definitivamente dê uma olhada em Bastion.

2 comentários em “Moonlighter”