Cada vez mais as grandes empresas no mercado de games vem adotando uma prática de lançar jogos AAA com pouco conteúdo inicial e a promessa de que novidades serão adicionadas ao longo do tempo em forma de updates, que podem ser pagos ou de graça. Essa estratégia acaba gerando bastante frustração, especialmente nos fãs mais fiéis que compram esses jogos em seus lançamentos com altas expectativas.
Ainda bem que os indie games vem ganhando cada vez mais relevância e nós sempre podemos contar com eles para entregar incríveis e marcantes experiências sem nos deixar na mão ou cobrar um valor altíssimo por isso.
Hollow Knight, desenvolvido pelo Team Cherry e lançado originalmente em 2017 como um projeto de Kickstarter, é a prova de que atender a expectativa dos seus fãs é tudo que você precisa para ser bem sucedido no competitivo cenário dos games. Esse metroidvania em 2D é recheado de conteúdo do começo ao fim, além de ser completamente animado a mão e possibilitar algumas incríveis mecânicas de combate.
Se você ainda não se deu a oportunidade de jogar essa obra prima, venha comigo dar um passeio por Hallownest, onde vamos explorar ótimas razões para você fazer isso o mais rápido possível.

De volta ao lar
Hollow Knight é um jogo cercado de mistérios. Seguindo uma estratégia que se popularizou com a série Dark Souls, o game esconde a sua história em pequenos diálogos com NPCs, descrições de itens e objetos deixados ao longo dos detalhados cenários que você vai explorar em suas aventuras. Cada linha de texto pode esconder muito mais do que ela aparenta à primeira vista, fazendo com que o jogador tenha que montar a narrativa quase que como um grande quebra-cabeças.
A única coisa que o jogador sabe nos primeiros minutos da sua jornada em Hollow Knight é que você controla um silencioso protagonista que aparentemente está voltando para Hallownest – um reino que há muito tempo já não vive mais seus dias de glória.
Esse local sombrio vai te colocar a prova contra uma quantidade impressionante de inimigos variados e forçar você a explorar cada canto do mundo em busca de segredos ou outras áreas para avançar. E um dos pontos mais impressionantes de Hollow Knight é a ausência de qualquer tipo de auxílio para concluir sua missão.

Seguindo à risca um dos principais diferenciais do jogo que popularizou esse gênero, o clássico Super Metroid – da Nintendo, Hollow Knight te oferece um mundo construído a mão para explorar, mas não espere um mapa preciso para seguir ou uma seta apontando para onde você deve ir em seguida. Cabe a você decorar e deduzir os caminhos que o jogo quer que você tome para avançar cada vez mais na aventura.
E o design do mapa realmente premia os jogadores mais observadores. Nenhuma sala é construída sem um propósito, e você sempre será recompensado com algum tipo de item, colecionável ou às vezes até algo que te explique um pouco mais sobre a história do mundo de Hollow Knight.

Dominando o combate
Claro que não seria atrativo ter um gigantesco mundo para explorar sem oferecer aos jogadores alguns desafios pelo caminho, e é aí que entra o preciso combate de Hollow Knight.
A primeira vista você possui uma movimentação bastante limitada: pular, andar e atacar com sua espada, e isso é mais que o suficiente para se livrar dos inimigos que se opõe a você no começo da aventura. Mas como eu disse, Hollow Knight é um verdadeiro metroidvania, ou seja, o seu personagem vai encontrar uma grande quantidade de upgrades e poderes para usufruir espalhados por Hallownest.

Cada novo poder encontrado na sua aventura permite que você não só explore novas áreas no mapa como também aumenta seu arsenal de ferramentas para utilizar nos combates.
E um aviso: prepare-se para ser testado. As lutas em Hollow Knight normalmente são travadas em alta velocidade e requerem movimentos rápidos para serem superadas, especialmente quando estamos falando de alguns dos bosses que você vai encontrar pelo caminho. Uma batalha requer que você se preocupe em atacar, desviar e usar suas almas (que funcionam basicamente como uma barra de poder mágico) para recuperar sua vida ou usar magias ofensivas, tudo ao mesmo tempo.
Sabendo que isso poderia ser intimidador para alguns jogadores, os designers do Team Cherry criaram lutas que eu considero algumas das melhores que já enfrentei na minha trajetória com games. Os bosses que você vai encarar em Hallownest possuem uma variedade de ataques e poderes que a primeira vista podem parecer impossíveis de escapar, porém todos são devidamente telegrafados. Dessa forma, a cada tentativa de superá-los, os players mais observadores de Hollow Knight aprendem estratégias e ganham o conhecimento necessário para finalmente saírem vencedores desses conflitos. E eu garanto, você vai sentir muita satisfação ao fazer isso. 😉

Faça do seu jeito
O sistema de upgrades criado pelo Team Cherry é completamente adaptável ao estilo de cada jogador. Hollow Knight possui sim uma grande quantidade de poderes, mas em nenhum momento ele força você a utilizá-los para avançar na história.

Os jogadores possuem um recurso chamado de charms, que tem efeitos especiais bem específicos e variados. Alguns charms ajudam você a explorar o mapa, funcionando praticamente como uma bússola, outros aumentam a velocidade ou alcance da sua espada e alguns fortalecem as suas magias. São mais de 30 opções para que você monte o personagem que mais se adequa ao seu estilo de jogo em Hollow Knight.
Mas é claro, você não pode usar todos os upgrades juntos. Os jogadores são limitados a usar apenas alguns charms ao mesmo tempo, o que cria um equilíbrio na hora de encarar a aventura. Alguém que opte por usar um charm de bússola para não se perder, está abrindo mão de fortalecer outras habilidades que poderiam ser úteis caso ele seja surpreendido por um dos terríveis bosses de Hollow Knight.
Mais tesouros de Hallownest
Existe muito mais elementos nesse jogo que me fazem querer recomendar Hollow Knight.
O game conta com uma trilha sonora brilhante, produzida por Cristopher Larkin, que causa um grande impacto a todo momento. Cada região possui seu próprio tema, que se mistura com maestria ao som ambiente para gerar uma experiência extremamente imersiva. Cada boss conta com uma música que se encaixa ao seu estilo de luta e te leva ao limite da ansiedade em busca da vitória. É literalmente uma obra de arte.

Outro fator impressionante é o cuidado com o qual o Team Cherry preencheu o jogo com conteúdo de qualidade do começo ao fim. Se já não bastasse o fato de que a experiência inicial podia durar cerca de 40 horas em média, Hollow Knight recebeu 4 updates de conteúdo que adicionaram novas lutas, novas áreas, novos equipamentos e muito mais. E sem cobrar um centavo a mais por isso. 🙂
E para aqueles corajosos que conseguirem terminar Hollow Knight, existe um segundo modo de jogo conhecido como “Steel Soul Mode“, no qual qualquer morte joga você de volta ao início do game. Boa sorte para quem quiser encarar essa.
Hollow Knight é a prova de que os indie games tem potencial e capacidade para brigar de igual para igual com qualquer jogo AAA da atualidade. Uma experiência que facilmente se tornou um dos meus jogos favoritos de todos os tempos.
E se você também se apaixonar pelo game, pode celebrar, a sequência de Hollow Knight, chamada de Silksong, foi anunciada e chegará em breve para todos os consoles e o PC.
Portanto caso você tenha se interessado por esse incrível mundo, não perca tempo e comece a sua longa jornada de volta ao reino de Hallownest. Nos vemos lá! 😉
Adquira Hollow Knight:
- Steam: http://bit.ly/2O7rNAZ
- Nintendo eShop: http://bit.ly/2xWoPV5
- Playstation Store: http://bit.ly/2xZf8Ft
- Xbox Live: http://bit.ly/2XUEweX
Se você é fã de metroidvanias e adora explorar mundos interconectados, que tal conhecer a simpática ilha de Mokumana em Yoku’s Island Express ou, para quem busca uma experiência ainda mais difícil do que Hollow Knight, tentar superar os desafios de Salt and Sanctuary?

Um dos jogos que mais curti e ainda curto no meu switch! É tudo isso que você disse e ainda melhor jogando! O capricho de cada detalhe do jogo é diferente mesmo (apesar de muitas horas passando raiva tbm querendo explodir o controle na parede). Mas vale a pena!
Parabéns pela analise.. e pra todos que lerem esse comentário, Hollow Knight é, na minha opinião, obrigatório!
CurtirCurtido por 1 pessoa