Em 1986, a Nintendo revolucionou o mundo dos consoles com o lançamento de The Legend of Zelda – um jogo de ação/aventura que te colocava em um vasto mundo, cheio de monstros, perigos, segredos e muitos itens para serem coletados. Essa fórmula de gameplay foi repetida diversas vezes em outros jogos, que tentavam replicar o sucesso adquirido com aquela clássica aventura, porém, nem todos conseguiam chegar lá. A grande maioria entregava narrativas genéricas, personagens pouco carismáticos e mecânicas não originais, deixando de lado a construção de uma identidade própria.

No final de 2018, quatro desenvolvedores trabalharam juntos e deram vida a Minit, um projeto que, apesar de seguir a risca alguns dos principais elementos do primeiro jogo da lendária série da Nintendo, possui um charme completamente próprio e entrega uma jornada cheia de diversão, quebra-cabeças e humor.

Lançado para praticamente todas as plataformas disponíveis e publicado pela Devolver Digital, Minit é uma aventura rápida e curiosa que merece a sua atenção.

Um minuto para o fim do mundo

A história de Minit é simples, porém extremamente eficaz para dar uma razão para a principal mecânica do jogo. Você começa a aventura em sua casa, apenas com a companhia de seu cachorro. Em seguida, ao passear um pouco pela região você se depara com uma espada na praia e, como qualquer bom aventureiro, você pega a arma para si descobrindo então que infelizmente ela é amaldiçoada.

A maldição é a seguinte: seu personagem morrerá a cada 60 segundos. Portanto, a partir de agora você está constantemente pressionado pelo tempo e deverá seguir sua jornada com esse peso nas costas. Quando o timer chega no 0, seu personagem morre e volta para sua casa inicial, revivendo todos os monstros que foram derrotados nesse período, e assim uma nova contagem já começa. Esse é o início de Minit.

Seu objetivo principal no jogo é chegar até a fábrica de espadas e tentar descobrir uma forma de finalmente se ver livre dessa irritante maldição. Mas é claro, como qualquer bom jogo de aventura, Minit vai fazer você percorrer diversos desafios e quebra-cabeças até que isso aconteça.

O relógio é seu maior rival

É melhor pensar rápido

Você pode estar se perguntando: como é possível explorar todo o mapa de uma aventura em apenas um minuto? Existe um fator que não é resetado quando você morre em Minit, que são os itens chave da aventura. Esses itens permitem que você tome rotas diferentes e interaja com elementos no mundo que te dão acesso a novos atalhos. Por exemplo: quando você apanha uma luva de jardinagem, você recebe permanentemente a habilidade de cortar árvores, abrindo diversas novas possibilidades no mapa.

O mapa, inclusive, é outro aspecto muito bem desenvolvido no jogo. Conforme você vai explorando-o e ganhando conhecimento, fica fácil navegar de tela em tela devido a seu design completamente interconectado. Ao final de Minit, você estará atravessando a ilha em poucos segundos, extraindo o máximo possível de cada minuto.

Por fim, o fator que alivia ainda mais a tensão de sua jornada são os diferentes checkpoints que você vai encontrar. Sua casa inicial é o primeiro deles, porém existem outros que podem ser ativados, fazendo com que você acorde nesses locais quando seu tempo acabar. Para ativar um checkpoint, basta entrar no local ele se encontra. Dessa forma, você pode sempre estar perto do seu próximo objetivo.

Minit – Devolver Digital

Desbravando o mapa

A ilha de Minit não é cheia apenas de monstros. Sua jornada vai te colocar frente a frente com diversos habitantes desse mundo, que podem oferecer dicas relevantes ou até mesmo pequenas quests que vão te recompensar com alguns dos itens necessários para chegar ao fim do jogo. Os personagens são sempre divertidos e mesmo os que não oferecem nada relevante para a história, sempre terão algo cômico para dizer.

Além dos itens chave, outros dois colecionáveis também permanecem com você depois de cada morte: corações e moedas. Os corações servem para aumentar sua vida e assim facilitar a sua jornada. Já as moedas são relevantes pois podem ser usadas para comprar um dos itens chave opcionais e um coração extra. Esses dois aspectos são completamente opcionais, mas por ser um jogo breve, eu sugiro que você tente apanhar 100% dos itens em Minit.

O mundo oferece formas de ajudá-lo a encontrar tudo que você não coletou ainda, fazendo com que você não precise recorrer a um guia externo para desvendar esses mistérios, o que considero como um diferencial muito positivo em qualquer jogo.

Minit – Release Trailer

Minit é uma aventura divertida do começo ao fim, que força você a explorar de formas diferentes do que estamos acostumados nesse tipo de jogo. Com uma estrutura que permite que você jogue em sessões curtas, vale a pena se deixar levar por esse mundo.

E para aqueles que gostam de um desafio, ao terminar Minit você poderá jogar o modo New Game+, que te dá apenas 40 segundos por vida e muda a localização de diversos itens chave pelo mapa. Apanhar 100% dos colecionáveis também abre um novo modo de jogo, completamente diferente da aventura inicial.

Adquira Minit:

Versão Mobile:

Você gosta de jogos que mexam com a repetição ou manipulação de tempo? Então experimente o game de estratégia, Into the Breach.

6 comentários em “Minit

  1. Pingback: Hades
  2. Pingback: What the Golf?
  3. Pingback: Spiritfarer

Deixe um comentário