Metroidvanias, o gênero que foi criado para jogos que se baseiam na mistura das incríveis mecânicas apresentadas originalmente em Super Metroid – para Super Nintendo – e Castlevania: Symphony of the Night – originalmente lançado para Playstation, recentemente ressurgiram com tudo e ganharam notoriedade com alguns ótimos títulos desenvolvidos nos últimos anos. Grande parte deles seguem a risca as peculiaridades que acompanham essas aventuras, ou seja: mapas enormes que podem ser explorados em ordens variadas, itens e upgrade que aumentam sua capacidade de exploração, backtracking para áreas que você já passou e muito outros pequenos fatores que enriquecem as experiências.
Porém, a primeira vez que ouvi falar sobre Yoku’s Island Express – criado pelo estúdio sueco Villa Gorilla e publicado pelo Team 17 admito que fiquei extremamente curioso pelo pitch do jogo: Um metroidvania com mecânicas de pinball. E foi só assistir ao trailer de lançamento uma vez para decidir que havia chegado a hora de embarcar em uma viagem com destino para a belíssima ilha de Mokumana.

Seja bem-vindo a Mokumana
Nossa viagem começa com a chegada do nosso personagem, Yoku até a aparentemente pacífica ilha de Mokumana. Porém, conforme seu destino se aproxima, algo na ilha acaba causando uma grande agitação em terra fazendo com que você seja arremessado por uma onda que te carrega nos últimos metros da jornada.
E é logo na praia inicial que vamos conhecer a motivação do pequeno besouro de vir até aqui: você é o novo carteira da ilha e veio substituir o antigo pterodáctilo que era responsável por esse serviço.
Com seu novo cargo revelado, chegou a hora de mergulhar nas mecânicas de Yoku’s Island Express. Para concluir sua primeira tarefa, que é chegar até a principal vila para receber novas instruções, o jogo te apresenta uma gigantesca área onde você poderá se acostumar com o sistema inspirado diretamente das antigas máquinas de pinball – traduzido aqui como seu principal meio de transporte para exploração.

Vivendo em um fliperama
Yoku é um besouro de uma particular raça que carrega consigo a todo momento uma bola, e esse elemento vai ser essencial para atingir todos os cantos e conhecer todos os segredos de Mokumana. Você vai reparar que existem flippers espalhados pelo mapa, que são acionados com o pressionar de um botão do seu controle: Um deles sendo responsável por todas as alavancas azuis e outro é dedicado à todas as amarelas.

E cabe a você acertar Yoku nos momentos e locais corretos para que ele e sua bola seja arremessados de forma a coletar todos os itens, acionar botões, chegar até locais específicos ou até mesmo atingir inimigos e chefões.
As mecânicas aqui simulam com perfeição as máquinas de fliperama e consideram fatores que vão influenciar no resultado das suas batidas como velocidade da bola ao ser atingida, local da alavanca que impulsionou Yoku e ângulo do acerto. Essas mecânicas podem levar um tempo até serem dominadas, mas oportunidades não vão faltar para evoluir cada vez e se familiarizar com o movimento.

Conhecendo a ilha
Mokumana é um lugar incrível que conta com diversos ambientes diferentes, desde uma montanha cheia de neve, uma floresta chuvosa e até um conjunto de cavernas subterrâneas repletas de segredos. E o jogo naturalmente fará com que você explore todos essas peculiares locações e conheça os carismáticos habitantes da ilha.
Se a mecânica de fliperama funciona como seu principal meio de transporte, as frutas de Mokumana podem ser tratadas como o “dinheiro” local. Coletar o máximo possível delas é essencial para comprar novos itens, abrir novos flippers e trocar com os diversos moradores que vão interagir com Yoku.
Claro, seguindo um dos pilares dos metroidvanias, alguns locais só poderão ser acessados depois de avançar na história e coletar itens e habilidades novas que darão ao besouro a capacidade de se locomover de novas formas, permitindo assim explorar ainda mais e descobrir segredos.
Yoku’s Island Express é realmente uma aventura divertida do começo ao fim, que vai te desafiar com missões dadas pelos habitantes da ilha, itens e baús escondidos e até mesmo lutas contra alguns inimigos e grandes chefões que devem ser derrotados para cumprir a sua principal tarefa em Mokumana.
O jogo é ideal para aqueles que estão buscando por uma experiência simples, que acima de qualquer outra coisa vai colocar um sorriso no seu rosto a cada novo pedaço do belo mapa descoberto ou interação divertida com um dos personagens conhecidos durante a jornada.
Para aqueles que topem embarcar até Mokumana e acompanhar o pequeno Yoku, recomendo que você tente encontrar todos os segredos do jogo. Completar 100% das tarefas da ilha te presenteia com um final alternativo para a aventura, além de te dar um motivo a mais para passar mais tempo nesse local paradisíaco.
Boa viagem! ;D
Adquira Yoku’s Island Express:
- Steam: http://bit.ly/2ZI2OWE
- Nintendo eShop: http://bit.ly/2PBh5zy
- Playstation Store: http://bit.ly/2PD6ZOL
- Xbox Live: http://bit.ly/2UN8PxE
E se você não cansa de controlar animais simpáticos com mecânicas extremamente divertidas, eu sugiro que você veja Snake Pass. Mas se você está procurando por um metroidvania mais sombrio, conheça Hollow Knight.

8 comentários em “Yoku’s Island Express”